Followers

Lista

Lista

Medidas

1 xícara = 240ml; 1/2 xícara = 120ml; 1/3 xícara =80ml; 1/4 xícara = 60ml

Medidas

Sunday, June 13, 2010

Meus três companheiros de cozinha!

 Azeite: Comprei numa promoção do makro... entre R$10,90 e R$ 9,90 coisa assim! É suave e encorpado(prefiro as espanhois, são mais fortes)!

Vinagre: Tenho o costume de aromatizar o vinagre com ervas... esse que está no vidro, foi aromatizado em 2007. Os ingrediente: 1 litro de vinagre, 4 folhas de louro e 6 cravos! Ele está uma delicia! 

Sal: Esse eu uso muito pouco... não tenho muita tolerancia ao sal! Prefiro cozinhar os alimentos sem ele e só acrescenta-lo à comida, no próprio prato! Como se faz com as saladas!  Como quase não uso manteiga, pois, prefiro as feitas em casa, minhas mantegueiras estavam sem uso... e ai, veio a ideia de colocar o sal nelas! Esta menor, ficou com o sal refinado e, vai à mesa. A mantegueira maior, ficou com o sal grosso e fica ao lado do fogão, é muito pratico, tempero carnes e molhos com o sal grosso, dá outro sabor! No arroz e ovos fritos, cozidos e omeletes, não coloco sal, gosto do sabor natural deles!

E, a minha inseparavel panela (japonesa) de fazer arroz... não utilizo só para o preparo do arroz, faço carnes, sopas, legumes... doce de maças, peras...

Amanhã, vou fazer massa de tomates(orgânico)! Olha a receita ai!

Corte 2kg de tomates ao meio, tire as sementes; lave bem e deixe escorrer a água. Numa caçarola, ponha 2 xíc. de azeite, 2 cebolas grandes cortadas em rodelas, 2 dentes de alho cortados em rodelas, 1 molho de salsa, cebolinha verde e os tomates. Leve ao fogo brando, deixe cozinhar bem até ficar como uma massa. Depois passe na peneira. Coloque a massa em vidros e, quando cheios, ponha uma colher de azeite em cada vidro para que o ar não penetre. Tape bem, mergulhe os vidros até a boca, numa vasilha com água e deixe-os ferver durante 3h. Depois retire a vasilha do fogo e deixe esfriar com os vidros dentro.
OBS: Calçar os vidros com palha ou um pano de prato grande para quando ferver não se quebrarem.

No comments: