Followers

Lista

Lista

Medidas

1 xícara = 240ml; 1/2 xícara = 120ml; 1/3 xícara =80ml; 1/4 xícara = 60ml

Medidas

Tuesday, January 11, 2011

Visitando o blog da Tina "Meu cantinho na roça", lembre de um tempo que não existe mais... do forno comunitário onde a família se reunia num dia da semana para fazer quitanda, matar um capado, pelar galinhas, fazer doces de frutas da epoca... uma não era melhor que a outra, eram mulheres que tinham suas crias para criar, maridos para alimentar. Eram tempos dificeis onde quem tinha levava para quem não tinha e ambas se completavam... porque, sempre houve aquela que tinha e não sabia como fazer(minha mãe era uma delas) e a que sabia e não tinha... com isso, havia a troca... a amizade e o carinho... entre elas. Nunca mais vi amigas como minha mãe tinha... eram tias de coração... mulheres solitária que por amor a seus marido tinham deixado pai, mãe, irmãs e irmãos para trás para segui-los... então, elas se juntavam para  ler cartas(porque havia as que recebiam cartas e não sabia ler), bordar, costurar(umas sabia cortar e não tinha jeito para a costura e vise-versa)... mas o dia que eu gostava mais era o dia que matava capado e as mulheres cortavam a carne do porco para fazer linguiça, nós crianças podiamos descascar alho, cocar  as pimentas... eu, adorava comer os tempeiros... mas, o que mais me fascinava era o modo como elas enchiam a tripa com a carne picadinha ... elas usavam as alianças na ponta da tripa com um aro para mante-las abertas. Nessa época, as alianças eram bem grossas. Hoje, tenho um sítio, mas não tenho um forno deste e se um dia tiver, com quem irei partilhar? Depois de ler o blog da Tina senti saudades também do biscoitinho de natas e corri para a cozinha, fiz uma receita pequena e, comi só! Ande estão as amigas?

2 comments:

Tina said...

Oi Helisa
Pois é...aqui tambem já foi assim, fazíamos pamonha juntas, quitandas, matávamos capados, e sempre as amigas juntas, e quando terminava cada uma levava um pouquinho para casa, hoje já está tudo diferente, cada uma na sua...tambem sinto saudades deste tempo. E olhe, não faz muito tempo isso não viu?
O progresso acabou com muitas coisas boas...até as visitinhas para um cafézinho e um bate-papo gostoso...só se visita agora quando se está doente e olha lá!...

beijinho
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

Tina said...

Oi amiga!
Tem selinho pra voce aqui...vem buscar!!!!!
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)