Followers

Lista

Lista

Medidas

1 xícara = 240ml; 1/2 xícara = 120ml; 1/3 xícara =80ml; 1/4 xícara = 60ml

Medidas

Saturday, April 30, 2011

Pato? Bichinho dificil de limpar (depenar)!

Local onde um dia talvez terei que ir para aprender a fazer um pato(Confit)
Escritor do livro abaixo, aprendendo a fazer confit de pato da Gasconha!
O livro que comprei para dar de presente a minha cunhada Maria Cândida e que nunca entreguei! Sabe como é, né?! Eu estava curiosa e não tinha nada para ler na vigem...
http://kitchen-at-camont.com/2008/06/19/will-the-real-saucier%E2%80%99s-apprentice-please-stand-up/
                                      
Tentei montar uma receita das páginas que li...
                                                                            "Quando se coloca o pato para escalfar, tem que ser na própria gordura. É essa essência da cozinha da Gasconha: o sabor em cima do sabor. Quando se prepara o confit na própria gordura do pato, fazemos com que fique duas vezes mais saboroso... a forma tradicional de se fazer é apenas com sal grosso e pimenta(reino p/nós/Brasil). O pato libera sozinho todo sabor".
OBS:
 1 colher de (sopa)rasa de sal grosso para cada coxa de pato, comprima os grãos de pimenta do reino na carne e na pele só o bastante para aderirem. Depois coloque as coxas e sobre coxas num saco plástico fechado e leve à geladeira por uma noite para macerar... " preparamos as coxas de pato, deixando-as em temperatura ambiente. Depois derretemos dois quilos e 200g de gordura, o suficiente para cobrir a panela. Quando a gordura ferveu, retiramos o excesso de sal preso às pernas, antes de as afundarmos naquela substância borbulhante, viscosa e amarela, e mantivemos tudo em fogo baixo. Passados 45min., quando a carne começou a se desprender do osso, o confit já estava quase pronto." ..."Kate e eu terminamos de fazer a conserva das pernas de pato... ,esterilizando os altos potes de conserva de um litro, enchendo-os de confit e cozinhando-os em banho-maria até a carne ficar macia".
         Bem, vem uma duvida: a gordura de pato vai junto com as coxas para dentro dos vidros de conserva?
         Será que terei que ir até lá para aprender a fazer esse bendito pato?!   http://kitchen-at-camont.com/about/

No comments: