Estou na fase dos bolos de casamento, aniversários e Natal ...mas, cadê a coragem de fazer cursos?
Receita da Guatemala:
Tem um bolo de Natal que há mais de sessenta anos pertence ao ramo da família: Mesquita Westhoff e que: a partir deste setembro, também será feito pelo ramo da família: Mesquita Inoue. Os outros ramos da família Mesquita(Que são muitos. Ô, arvore que deu galhos), sintam-se a vontade se quiserem também manter a tradição. Podem compartilhar. Nossa tia Daisy, Dia 06 /12/2012 completa 94anos. Embora lucida, não tem filhas. Convoco todas as primas a não deixar que morra junto a ela, as coisas gostosas que ela fazia. E que nós,a representemos de uma forma ou de outra. Uma pessoa que sabe fazer de tudo(até o próprio sutiã...) Vai ser difícil para uma só pessoa represem-la, né? Eu, vou ficar com esse bolo mesmo...
Bolo de Natal(receita da Guatemala, não sei se "Guatemala é um nome ou apelido de alguém ou se na Guatemala esse bolo existe mesmo!):
450g de farinha de trigo peneirada
450g de manteiga
450g de açúcar mascavo
450g de passas brancas sem sementes
450g de passas pretas sem sementes
110g de frutas cristalizadas
100g de amêndoas partidas
1 xíc. (chá) de cognac
1 colher(chá) de canela em pó
1 noz moscada ralada
1pitada de cravos da índia moído
1 colher de fermento em pó (pó Royal)
9 ovos
Junte o açúcar, à manteiga e bata até que a mistura fique esbranquiçada. Acrescente os ovos um a um, batendo sempre. Ao final, de 10 min., despeje o cognac. Mexa e, acrescente o restante dos ingredientes. Quando a massa estiver homogênea, coloque-a numa forma já untada e leve para assar lentamente. Depois de frio, desenforme-o e no dia seguinte, regue o bolo com um cálice de Rum, Chery Brandy ou Cognac( fica a sua escolha). E, uma vez por semana, faça com um palito de dentes pequenos furos na superfície do bolo e pingue umas gotas da bebida escolhida. Não se esqueça: toda semana até o dia de ser servido, há que se regalo.
Este bolo tem de ser feito em setembro para ser servido na noite de Natal. Por isso, deve ser levado à geladeira, o meu, vou guarda numa assadeira de louça com tampa, ao invés de: embrulhar o bolo em papel celofone e guardar numa forma limpa e bem tapada.
P.S. este bolo teve uma ligeira adaptação, sabe como é, né? Mas, muito pequena, desta que vós escreve!
Netas de José Claudio de Mesquita Júnior
Daisy: não filhas
Jorge: 1 Filha / Selma
Esther: 2 filhas/ Jussara e Maria Helena
Hely: 3 filhas/ Claudia, Heloisa e Lorena
Flaci: 1 filha/ Barbara Rita
Flacinia: 3 filhas/ Tânia, Fatima e Adriana
No comments:
Post a Comment